Quem é Harry Finger?

Harry se preparou durante 12 meses para tentar atravessar o Canal da Mancha.

Antes disso, ” nadava em piscina até mudar para Ilhabela em 2002, quando me deparei com este mar todo e fui me interessando e participando das diversas provas de Aguas Abertas, ou Maratona Aquática como tb é chamado este esporte.

Comecei timidamente no ano de 2000 minha primeira prova na represa de Ibiuna, nadando 1 km incentivado pelo tb nadador Enrique Bernstein da Hebraica que sempre me falava como as provas de maratonas aquáticas eram interessantes, em lugares maravilhosos.

Todos estes anos participando de varias maratonas aquáticas pelo Brasil e tb em algumas oportunidades pelo mundo afora.

No início nadava somente provas curtas de 1km e 2 km, até que em 2003 resolvi aumentar as metragens competindo provas de 3 a 5 km. Sempre muito difíceis pois a’te 2012 não fazia nenhum treino especifico para enfrentar as provas de Maratonas Aquáticas, havia pouco conhecimento das técnicas, haviam poucos profissionais na área, e não havia ainda a preocupação com hidratação durante treinos e muito menos nas provas.

Foi a partir de 2009 que comecei a conversar + com atletas que competiam em Aguas Abertas e comecei a entender a importância de estarmos ao lado e um profissional para estes que pareciam pequenos mas eram grandes desafios, como nadar 4 ou 5 km.

Quando vc não esta preparado, tudo fica mais difícil, a musculatura contrai (alta concentração de acido lácteo), sentimos caibras, cansaço pois não existia a reposição de carbohidrato, de energia no corpo. Os nutricionistas entraram com este espertize a partir de 2009.

Em 2003 por exemplo participei da minha primeira grande travessia, sem conhecer muito sobre o assunto.

Tive a sorte e o prazer de conhecer Mario Bello, um dos criadores da 14 Bis que sempre nos incentivou a natação, alias incentivou a todos em Ilhabela que tem a natação de Aguas Abertas por conta dele, e de incentivos que a grande nadadora Beth Padilla organizava nos anos 2000. Participei de todas provas que ela organizava na piscina e no mar, com uma premiação fantástica, medalhas que guardo até hoje com todas estas lembranças. Mas voltando, em 2003 Mario Bello levou 8 nadadores pra nadar a 14 Bis, uma das mais tradicionais e a mais longa prova de Maratona Aquática do Brasil.

Não foi nada fácil e dos 8 nadadores que ele levou somente 4 completaram a prova !!

Foram 8 horas nadando e parando a cada 30/40 minutos para fazer a hidratação. São 24 km de muita emoção nadando de Santos a Bertioga. Esta prova fez 50 anos em 2017 e desde 2015 mudou a direção onde a largada é em Bertioga e a chegada, na rampa de acesso da Base Aérea de Santos (BAST).